Auxílios financeiros via PPIPA - 2018

quinta-feira, 24 Maio, 2018 - 12:30

Prezada comunidade,

o Colegiado do PPIPA definiu em sua reunião 212 as linhas de fomento para as atividades de pesquisa no âmbito do Programa, com a intenção de sistematizar a alocação de nosso orçamento de 2018.

O orçamento continuará sendo utilizado para o pagamento de despesas com bancas e palestras, além da melhoria da infraestrutura comum do PPIPA. O saldo remanescente será aplicado da seguinte forma, observando-se as restrições orçamentárias:

 

1) Financiamento de despesas com experimentação animal:

Em parceria com o CBEA, o PPIPA está provendo à comunidade do PPIPA, desde o ano passado, insumos para experimentação com roedores de laboratório, como a aquisição de diferentes anestésicos e linhagens de camundongos. Caso haja demanda específica ainda não atendida, pedimos que os demandantes entrem em contato com a coordenação do PPIPA para verificar a possibilidade de fomento por parte do Programa.

 

2) Pagamento de taxas de publicação em periódico científico indexado:

Financiaremos taxas referentes a publicações científicas geradas a partir de projetos executados no âmbito do Programa, desde que obedecidas as seguintes exigências:

- Enquadramento do periódico científico no WebQUALIS/CAPES, extrato B2 ou superior, referente a área de Ciências Biológicas 3 (CBIII);
- Presença obrigatória de ao menos 1 docente e 1 discente do PPIPA, dentre os autores;
- Valor total da "Invoice", contendo unicamente as taxas de publicação, de até US$ 1000,00;
- Possuir o aceite formal do artigo emitido pelo periódico científico.
- Agradecimento, no corpo do texto, à CAPES.

Para ser elegível a este benefício, pedimos o encaminhamento eletrônico de ofício do orientador com a solicitação para análise pelo colegiado do PPIPA, anteriormente ao pagamento das taxas, descrevendo brevemente o trabalho submetido, sua relação com os projetos de pesquisa do PPIPA e citando o nome do periódico científico e seu respectivo fator de impacto atualizado.

Mediante deliberação favorável, o docente deverá encaminhar eletronicamente para a Secretaria do PPIPA o aceite do artigo, invoice e fatura de cartão de crédito com o valor do pagamento devidamente discriminado. O pagamento será realizado por meio de reembolso, mediante conferência prévia de todos os documentos, sendo autorizado 02 solicitações/docente/12 meses.

 

3) Pagamento de taxas de revisão e editoração de manuscritos:

Financiaremos taxas referentes a revisões de linguagem e/ou editoração de manuscritos gerados no âmbito do Programa, desde que obedecidas as seguintes exigências:

- Presença obrigatória de ao menos 1 docente e 1 discente do PPIPA dentre os autores;
- Valor total da "Invoice", contendo unicamente as taxas de revisão/editoração, de até US$ 200,00;
- Agradecimento, no corpo do texto, à CAPES.

Para ser elegível a este benefício, pedimos o encaminhamento eletrônico de ofício do orientador com a solicitação para análise pelo colegiado do PPIPA, anteriormente ao pagamento das taxas, descrevendo brevemente o trabalho submetido, sua relação com os projetos de pesquisa do PPIPA e citando o nome do periódico científico pretendido e seu respectivo fator de impacto atualizado.

Mediante deliberação favorável, o docente deverá encaminhar eletronicamente para a Secretaria do PPIPA cópia do manuscrito enviado com as correções sugeridas, invoice e fatura de cartão de crédito com o valor do pagamento devidamente discriminado. O pagamento será realizado por meio de reembolso, sendo autorizadas 02 solicitações/docente/12 meses.

 

4) Pagamento de serviços de terceiros (PJ) para obtenção de resultados científicos vinculados aos projetos PPIPA:

Financiaremos taxas referentes a prestação de serviço científico (sequenciamentos, dosagens, análises) para obtenção de resultados experimentais, desde que obedecidas as seguintes exigências:

- O material deve ser derivado, obrigatoriamente, de projetos de pesquisa formalmente cadastrados no âmbito do Programa;
- Valor total da fatura de até R$ 3000,00, ou o correspondente em moeda estrangeira;

Para ser elegível a este benefício, pedimos o encaminhamento eletrônico de ofício do orientador com a solicitação para análise pelo colegiado do PPIPA, anteriormente ao pagamento das taxas, descrevendo brevemente o experimento pretendido, sua relação com os projetos de pesquisa aprovados pelo PPIPA e cópia do orçamento.

Mediante deliberação favorável, o docente deverá encaminhar eletronicamente para a Secretaria do PPIPA fatura contendo os dados pessoais do coordenador, que é o ordenador de despesas do PPIPA. Para pagamento de faturas internacionais, será necessário a apresentação da invoice no nome do docente e fatura de cartão de crédito do mesmo com o valor do pagamento devidamente discriminado. O pagamento será realizado por meio de reembolso, sendo autorizadas 01 solicitação/docente/12 meses.

 

5) Treinamentos e experimentação fora de sede:

O PPIPA financiará o deslocamento, além de uma pequena ajuda de custo de manutenção, para que os discentes realizem parte de seus experimentos em outras instituições, bem como busquem formação complementar de qualidade. As solicitações deverão ser encaminhadas eletronicamente por ofício do orientador para a secretaria do PPIPA, com a intenção de que sejam analisadas pelo Colegiado. O documento deve conter uma breve justificativa do pedido, listando local, datas pretendidas e valores aproximados de custeio. A prestação de contas deste tipo de auxílio será por meio de apresentação de canhotos das passagens e de carta ou declaração do pesquisador externo que albergou o discente comprovando sua estadia e atividades, sendo os originais encaminhados para a secretaria após regresso.

 

6) Participação em eventos:

O PPIPA fornecerá uma ajuda de custo para os discentes que apresentarão os resultados de seus projetos em eventos científicos nacionais e internacionais. As solicitações deverão ser encaminhadas por ofício do Orientador para a secretaria do PPIPA, contendo as seguintes informações e comprovantes:

- Títulos e autores dos trabalhos a serem apresentados, evidenciando os nomes dos docentes, discentes matriculados e egressos envolvidos;
- Detalhes do evento (nome do evento, sociedade promotora, local e data).
- Comprovante de inscrição e aceite formal do resumo pela comissão organizadora;
- Agradecimento, no corpo do texto, à CAPES.

Os pedidos aprovados serão financiados com o valor de um 'Auxílio Diário', conforme regulamentação pertinente da CAPES (Portaria No. 132/2016), sendo autorizadas 01 solicitação/discente/12 meses. A prestação de contas deste tipo de auxílio será por meio de encaminhamento eletrônico do certificado emitido pelo evento à secretaria do PPIPA.

 

7) Impressão de posters:

O PPIPA financiará a impressão de posters referentes a projetos executados no âmbito do Programa, para apresentação em eventos científicos. Para realizar a solicitação, o docente responsável pelo trabalho deverá encaminhar email para ppipa@icbim.ufu.br, contendo as seguintes informações:

- Títulos e autores dos trabalhos a serem apresentados, evidenciando os nomes dos docentes, discentes matriculados e egressos envolvidos;
- Detalhes do evento (nome do evento, sociedade promotora, local e data).
- Aceite formal dos trabalhos pela comissão organizadora;
- Agradecimento, no corpo do poster, à CAPES.

Mediante análise das informações, autorizaremos a impressão dos posters, que deverão - necessariamente - utilizar padrão gráfico fornecido pelo Programa.

 

Agradecemos a atenção dispensada.

Prof. Tiago WP Mineo
Presidente do Colegiado PPIPA