Laboratório de Alergia

O Laboratório de Alergia e Imunologia Clínica (LALIC) que localiza-se no Bloco 4C, Campus Umuarama, é coordenado pelo Prof. Dr. Ernesto Akio Taketomi, Professor Titular de Imunologia e Especialista em Alergia Clínica. O LALIC possui linhas de pesquisa que incluem: exposição e sensiblização a alérgenos inaláveis em pacientes com alergia respiratória; análise do perfil de resposta celular frente a estímulos de diferentes alérgenos e desenvolvimento de ensaios in vitro para diagnóstico precoce da tuberculose em humanos.
O LALIC está instalado em uma área de 140 m2, constituído de Laboratórios para Práticas de Sorologia, Cultura Celular, Biologia Molecular, Lavagem e Esterilização e Sala de Estudos com rede de internet para desktops e laptops.
A equipe do LALIC é constituída por oito alunos de Pós-Graduação, sendo cinco doutorandos e quatro mestrandos, além de dois bolsistas de Iniciação Científica. Também conta-se com a colaboração técnica e intelectual de duas Técnicas de Nível Superior.

Neste laboratório correntemente se realiza técnicas laboratoriais como:

 Sorologia para detecção de anticorpos específicos dos isotipos IgE, IgG1 /ou IgG4, específicos a alérgenos derivados de ácaros da poeira domiciliar, tais como Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae, Blomia tropicalis, bem como alérgenos derivados de pólens, especialmente Lolium multiflorum e outras gramíneas;


 Análise do perfil eletroforético e fotodocumentação digital de proteínas de alérgenos em gel ou immunoblot uni- ou bi-dimensional para caracterização das frações protéicas alergênicas e/ou imunogênicas;


Análise do perfil de resposta celular mediante estímulos com diferentes alérgenos por meio de cultura celular, avaliando a proliferação celular e a análise da produção de citocinas Th1 (IFN-?), Th2 (IL-5, IL-13), Th17 (IL-17), Treg (IL-10, TGF-?) em  sobrenadantes de cultura celular e/ou pesquisa de RNAm de citocinas em células de cultura por PCR em Tempo Real;


Utilização de técnica de biologia molecular, incluindo PCR convencional e PCR em Tempo Real para rápida detecção de micobactérias causadoras de tuberculose em ensaios multiplex-PCR com sondas específicas para as diferentes espécies do gênero Mycobacterium.


O Laboratório de Alergia e Imunologia da UFU mantém projetos de colaboração com o Laboratório de Investigação em Alergia Ltda (AlergoLab), empresa de base biotecnológica incubada no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM) da Universidade Federal de Uberlândia que tem a missão de desenvolver projetos de pesquisa e produtos inovadores em biotecnologia na área de Alergia e Imunologia. Nesse contexto, tem desenvolvido os seguintes projetos:

 ?Dosagem dos níveis de anticorpos IgE, IgG1 e IgG4 Específicos a alérgenos Der p 1 e Der p 2 do ácaro Dermatophagoides pteronyssinus no soro de pacientes com alergia respiratória?no período de 2005 a 2008, com o paoio  da FAPEMIG pelo Edital ?Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE-MG), resultando em um pedido de depósito de patente internacional via PCT no INPI;

 ?Método de produção de alérgenos recombinantes de Blomia tropicalis e de Dermatophagoides pteronyssinus para utilização em diagnóstico (Reatividade de IgE in vitro e teste cutâneo) de alergias respiratórias?.

 ?Kit multiplex-PCR para o diagnóstico confirmatório de infecção causada por diferentes espécies de Mycobacterium em humanos?.

Adicionalmente, a AlergoLab tem proporcionado a capacitação e a formação de recursos humanos por meio da disponibilização de 3 bolsas de Pós-Doutor (Bolsa BGCT II), duas para Mestres  (Bolsa BGCT III) e outra de Bacharel (Bolsa de Auxílio Técnico - BAT) por meio de projetos aprovados pela FAPEMIG e CNPq.


Responsável:
Dr Ernesto Akio Taketomi