Laboratório de Imunopatologia

A principal linha de pesquisa deste laboratório envolve análises imunopatológicas de doenças causadas por parasitos.
São efetuadas análises de expressão de mensagens de mediadores imunes nos tecidos de indivíduos, como também quantificação de parasitos em tecidos infectados. Além disso, quantificação de citocinas por ELISA e enzimas associadas a condições patológicas e fisiológicas.

O Laboratório conta com equipamentos necessários para confecção de cortes histológicos parafinados e congelados como também para realização de colorações de rotina para análise patológica e por imunohistoquímica. Com estas técnicas são desenvolvidas análises fenotípicas de infiltrados celulares em tecidos, como também detecção de determinados fatores envolvidos com resposta imune a parasitos. O laboratório conta também com uma máquina de PCR, máquina de PCR em Tempo Real, espectrofotômetro, centrífuga refrigerada, fluxo laminar, aparelho ultrapurificador de águas e também de um aparelho "disruptor" ultrassônico.

Laboratórios de Apoio

Laboratório de microscopia de Luz, Eletrônico e Confocal
Constituído de microscópios de Luz, micrótomos, criostato, ultramicrótomo, placa aquecedora de lâmina, knifemaker, capela de exaustão, metalizador, ponto crítico, microscópio eletrônico de transmissão Zeiss EM 109, microscópio confocal Zeiss LM 5210 Meta.

Centro de Bioterismo Animal
O laboratório trabalha em colaboração com o Centro de Bioterismo Animal que conta com biotério para criação e experimentação de animais.

Responsável:
Dra Neide Maria da Silva