Laboratório de Virologia

O Laboratório de Virologia (Labvirus) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, implantado no Instituto de Ciências Biomédicas há cerca de uma década, foi o primeiro da região do Triângulo Mineiro e nesse período a Professora responsável, Dra. Divina Aparecida O. Queiróz vem se dedicando à formação de recursos humanos, tanto da graduação, quanto da pós-graduação.

Em termos de pesquisa, básica e aplicada, são utilizadas culturas celulares para o isolamento de vírus e metodologias moleculares e imunológicas para a identificação e/ou caracterização viral. Assim, investigam-se os principais vírus respiratórios que infectam humanos, como o vírus respiratório sincicial, os influenzavírus, parainfluenzavírus, rinovírus, adenovírus e metapneumovírus, presentes em amostras clínicas de crianças, com doença respiratória aguda (DRA), atendidas no Hospital de Clínicas (HC) e na rede municipal de saúde de Uberlândia, MG.

A Virologia também tem realizado diagnóstico viral das DRAs em atendimento ao HC, com o objetivo de se evitar a prescrição desnecessária de antibióticos em crianças. Os resultados produzidos pela equipe vêm sendo apresentados em encontros científicos da área e publicados em revistas indexadas. Dessa maneira o Labvirus tem contribuído para atenuar as desigualdades regionais em pesquisa sobre vírus.

O laboratório está localizado no bloco 4C, andar superior, Campus Umuarama.

Responsável
Dra. Divina Aparecida de Oliveira Queiroz