Tráfego Intracelular de Patógenos

Código da Disciplina: 
IPA64
Carga Horária: 
45
Créditos: 
3
Tipo: 
Optativa
Descrição: 

Objetivos gerais da disciplina:
Esta disciplina tem como objetivo permitir aos alunos da pós graduação o conhecimento dos avanços científicos a cerca do entendimento das interações moleculares entre as organelas da célula hospedeira e patógenos tais como leveduras, bactérias e protozoários que ao longo da evolução encontraram formas de sobreviver intracelularmente. Os alunos terão a possibilidade de conhecer teoricamente diferentes metodologias em biologia desde culturas celulares a procedimentos de transfecção celular, o que possibilitará a formação de profissionais multidisciplinares capazes de levantar hipóteses, elaborar protocolos e solucionar problemas em diferentes áreas da Biologia.

Ementa do programa:
A disciplina abordará inicialmente conhecimentos básicos de tráfego intracelular com ênfase nas organelas citoplasmáticas e proteínas do citoesqueleto envolvidas neste processo. Em seqüência, será abordado o envolvimento de diferentes componentes da célula hospedeira e de patógenos como leveduras, bactérias e protozoários durante a sua invasão e tráfego intracelular. A disciplina será fundamenta em aulas teóricas por meio de diálogo com o intuito de introduzir os conhecimentos básicos aos alunos e apresentação de seminários seguida de discussão dos mesmos pelos alunos. Os artigos propostos serão de periódicos de nível internacional, atualizados e com fator de impacto acima de 5,00.
Bibliografia
GORVEL, J.P. Intracellular pathogens in membrane interactions and vacuole biogenesis, 2003. Eurekah.com and Kluwer Academic/Plenum Publishers.
IVANOV, A.I. Exocytosis and Endocytosis, 2008. Humana Press.
ALBERTS, B. Molecular Biology of the Cell,  2008. 5a edição. Taylor and Francis Group.

Textos adicionais para os seminários:
Plos Pathogens
Cellular Microbiology
Journal of Cell Biology
Journal of Cell Science
Traffic