Bases Celulares e Moleculares da Resposta Imune em Doenças Infecto-Parasitárias e Crônico-Degenerativas em Humanos e Modelos Experimentais

por Rosineide Marques Ribas
Publicado: 21/02/2022 - 08:39
Última modificação: 21/02/2022 - 09:01

As doenças infecciosas e parasitárias são de grande relevância para a saúde publica mundial, com mais de 50 milhões de pessoas acometidas, das quais mais de 15% evoluem para o óbito, se não diagnosticadas e tratadas em tempo hábil. Nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde vem estabelecendo há alguns anos metas específicas para o controle de doenças infecto-parasitárias, estimulando o desenvolvimento de estudos focados em doenças consideradas negligenciadas. Dentre essas, a Doença de Chagas, as Leishmanioses, a Tuberculose e a Dengue representam um importante contingente de indivíduos, uma vez que essas infecções são de alta prevalência em populações de baixa renda, com elevada morbi-mortalidade, com cerca de 500.000 a 1.000.000 de óbitos anuais. Nosso grupo de pesquisa vem trabalhando ao longo dos anos na busca de aspectos celulares e moleculares da resposta imunológica em doenças infecto-parasitárias, com pesquisas que objetivam a descoberta de novos biomarcadores produtos que possam ser empregados no diagnóstico, avaliação prognóstica e monitoração pós-terapêutica de doenças infecto-parasitárias. O presente projeto propõe avaliar aspectos fenotípicos e funcionais dos elementos envolvidos na resposta imune inata e adaptativa em doenças infecto-parasitárias empregando a citometria de fluxo e de imagem, empregando métodos de abordagem ex vivo e in vitro, após estimulação antígeno-específica. O uso de sistemas convencionais de análise de dados acoplada a métodos analíticos observacionais, incluindo análise de assinaturas imunológicas, redes de interações e biologia de sistema, oferece um diferencial à abordagem do projeto proposto. Além disso, no contexto atual, o presente projeto visa aplicar os modelos de análises no estudo de aspectos imunológicos durante episódios de doenças crônico-degenerativas humanas, incluindo doenças auto-imunes e oncológicas. Abordagens complementares em modelos experimentais murinos e caninos também oferecem uma abordagem complementar prevista nos objetivos propostos. O presente projeto possui seis macro-objetivos a saber: 1. Desenho, desenvolvimento e avaliação de métodos alternativos para o diagnóstico e monitoração em doenças infectoparasitárias e crônico degenerativas; 2. Definição de indicadores laboratoriais da imunidade celular e humoral aplicáveis na monitoração pós-terapêutica de doenças infecto-parasitárias e crônico degenerativas; 3. Caracterização da imunidade inata e adaptativa após intervenções vacinais e 4. Definição de indicadores laboratoriais de diagnóstico e monitoração em doenças ontológicas; 5. Desenvolvimento de ensaios biológicos para prospecção de biomoléculas aplicáveis ao tratamento de doenças negligenciadas e 6. Estudos de aspectos fenotípicos e funcionais de células hospedeiras em modelos de infecção experimental. Cabe ainda ressaltar, a importante contribuição que os métodos sorológicos podem oferecer no esclarecimento de situações clínicas, através da identificação de reatividade diferencial que permita distinguir as infecções ativas, da imunidade pós-vacinal e da reatividade residual pós-terapêutica efetiva. Ainda, cabe ressaltar a importância do esclarecimento dos eventos de imunidade associada à intervenção vacinal, considerando, que mesmo no caso da vacina contra a febre amarela, onde a taxa de proteção vacinal atinge cerca de 98% dos indivíduos vacinados, sendo considerada uma das grandes conquistas da ciência nacional, ainda não se conhece os eventos imunológicos desencadeados pela vacina. O conhecimento de tais eventos seria importante para a busca racional de vacinas aplicáveis em outros sistemas de infecções humanas, que ainda não possuem um mecanismo de controle eficaz. Esses estudos ampliam-se também para o estudo em modelos de vacinação experimental em cães. Em suma, o presente projeto representa um avanço em técnicas imunológicas que permitirá a elaboração de modelos elaborados e o estabelecimento de novas hipóteses que podem estar associadas ao complexo conjunto de interações que envolvem as doenças infecto-parasitárias humanas, na busca de marcadores imunológicos de estagiamento clínico.